Para quem é utilizador da internet deverá ser missão impossível não se deparar em algum momento com o gigante dos sites de vídeo, o YouTube

Contando já 13 anos de existência desde sua ativação, o YouTube veio revolucionar a partilha de vídeos online e é hoje de longe a maior plataforma de vídeos do mundo disponível na internet.

Mas o YouTube é muito mais do que apenas um site onde vídeos podem ser colocados e depois vistos. Atualmente funciona como uma verdadeira rede social com base na imagem de vídeo e tem até um nome para quem através da utilização do YouTube está conseguindo ganhar dinheiro com seus vídeos – são os Youtubers.

Enquanto rede social, o YouTube está apenas atrás do Facebook em termos de tráfego e usuários. Não será estranho a esse dado o fato de ser propriedade daquele que apesar de várias tentativas da concorrência, é o maior motor de busca da intenet – a Google.

Essa combinação contribui em muito para o aumento de tráfego e para a manutenção de uma base de utilizadores fiel.

No YouTube pode encontrar todo o tipo de vídeos, desde os documentários às compilações mais variadas. Apesar disso existem regras firmes que regulamentam os conteúdos. Qualquer pessoa pode fazer o upload de um vídeo para o YouTube desde que obedeça a essas regras.

Se o usuário aderir ao YouTube Partners Program poderá monetizar seu conteúdo de vídeos através de publicidade, embora isso só se torne vantajoso para quem consiga muitos milhares de seguidores em seu canal.

Para além do upload de vídeos para visualização, o YouTube já permite o live streaming de vídeos, ou seja a transmissão em direto. Para além dos Youtubers há muitos eventos, como por exemplo eventos esportivos ou culturais, que aproveitam essa opção para fazer chegar seu conteúdo ao mundo inteiro.