Se o YouTube e o Dailymotion lideram os números no que se refere a sites de vídeos, a verdade é que tem um outro site que proporciona uma experiência totalmente diferente para seus usuários, e que por isso vem atraindo cada vez mais pessoas que procuram conteúdos em formato vídeo com melhor qualidade de imagem, e com uma oferta mais séria e madura.

Esse site é o Vimeo.

A diferença para o YouTube e o Dailymotion pode se notar imediatamente ao acessar o site, pois sua apresentação e interface são muito menos agressivas em termos de cores e, dirão algumas pessoas, conteúdos excessivos logo na entrada.

O próprio Vimeo se apresenta como o site profissional para vídeos online e essa é uma característica que se reflete em seus conteúdos.

É um site onde podem se encontrar muitos e variados documentários, projetos profissionais ou mesmo filmes (muitas vezes curtas-metragens) de conteúdo histórico ou científico.

O Vimeo oferece vários planos sendo que o Vimeo Basic é gratuito e permite ao usuário efetuar o upload de 500 MB por semana com um máximo de 5 GB na totalidade.

Surgem depois outros planos de preços que oferecem condições cada vez mais vantajosas.

Estes vão desde o Vimeo Plus que permite o upload de 5 GB por semana para um total de 250 GB por ano, até o mais avançado Vimeo Premium que permite um armazenamento de até 7 TB e a novidade da transmissão ao vivo, já muito popularizada no site do YouTube.

Tal como no YouTube e Dailymotion é possível monetizar o conteúdo no Vimeo. Apesar de ter menos usuários, sua reputação por conter vídeos de qualidade superior atrai um público mais interessado, o que é uma mais-valia se quiser promover seu negócio ou mesmo sua capacidade de fazer vídeos de excelência, conseguindo assim, potencialmente, alcançar contatos profissionais no ramo.