O vídeo como meio de informação

Em plena época digital, o vídeo é o meio de transmitir informação preferido de quase todos os mídia, mesmo daqueles mais tradicionalistas.

O usuário de internet está atualmente habituado a ter uma gratificação quase instantânea quando procura algo online.

De tal forma assim é que existem estudos demonstrando que os vídeos não deverão ter mais do que uma determinada duração, dependendo do assunto e do público ao qual se dirigem, pois quem vai ver não tem disposição ou paciência para aguardar mais do que alguns segundos para obter a informação que espera encontrar nesse vídeo.

A maior parte das pessoas continua a privilegiar a televisão como meio preferencial de obter a informação do dia a dia, seja sobre os assuntos mais corriqueiros como o estado do tempo ou os resultados do futebol, seja para as notícias mais importantes obre a política ou os maiores acontecimentos a nível mundial.

Mas mesmo as estações de TV estão apostando no vídeo para captar mais espetadores para seus canais. Na sua maioria, os canais de TV transmitem muito do seu conteúdo em formato vídeo online e deixam o mesmo disponível para quem quiser ver mais tarde.

Mas tem também canais que produzem conteúdo exclusivo de vídeo para as plataformas ligadas na internet.

A BBC, por exemplo, produz vídeos de um minuto com o resumo das notícias mais atuais.

Para além disso, com o advento dos celulares com câmera de filmar digital, qualquer pessoa pode filmar uma situação que considere digna de interesse público e depois enviar a mesma para uma estação de TV ou outro meio de divulgação de informação.

Assistimos assim a cada vez mais vídeos feitos por amadores sendo colocados nas plataformas online e ao mesmo tempo mais pessoas procurando filmar aquela que poderá vir a ser a próxima manchete do dia.

Leave a Reply