O fenômeno dos Youtubers

Um Youtuber, segundo a definição constante em dicionários, não é mais do que um usuário da plataforma de partilha de vídeos online, o YouTube. É alguém que faz o upload, produz ou aparece em vídeos no maior site de vídeos do mundo.

Embora seja essa a definição correta de Youtuber, a palavra é na mioria das vezes utilizada para referir os usuários do site que dedicam uma boa parte de seu tempo concebendo e editando filmes para colocar na plataforma, angariando milhares ou mesmo milhões de visitantes em seus canais e muitos deles conseguindo dessa forma monetizar seu produto ou presença, se tornando autênticos profissionais do YouTube e celebridades, por vezes, a nível mundial.

Segundo dados recentes, o Brasil só perde para os Estados Unidos no que toca a n úmero de pessoas que visualizam vídeos na internet.

Nesse universo os Youtubers encontram seu público, e mesmo no Brasil há vários deles que contam com mais de um milhão de membros em seus canais.

Para se ser um Youtuber de sucesso há apenas uma regra: cativar público e saber mantê-lo.

Isso pode ser feito das mais diversas formas.

Uma delas é a de explorar um nicho que tenha ainda pouca gente produzindo vídeos, como por exemplo produzir conteúdo que mostre detalhes sobre um hobby não muito popular. O público-alvo pode não ser muito quando comparado com outros assuntos, mas se o conteúdo for de qualidade muito desse público vai confluir no canal.

Depois tem um sem fim de temas que captam usuários. Tem os muito populares vídeos de pegadinhas, os vídeos de compilações e aqueles que analisam produtos dos mais diversos, fazendo uma análise detalhada dos mesmos para que o consumidor possa encontrar num só local uma opinião de confiança antes de investir no produto.

E por fim, não tem como deixar de lado os gamers, usuários que têm canais totalmente dedicados aos videogames e que angariam milhões de seguidores para os ver em ação.