Se o YouTube lidera os sites de vídeos no que toca a número de usuários, tráfego e conteúdo, o seu concorrente mais próximo é o Dailymotion.

Criado sensivelmente na mesma altura que o YouTube, o Dailymotion é uma plataforma de vídeos online que apresenta algumas características próprias, o que acaba explicando o porquê da preferência de alguns usuários por esse site.

Com mais de 100 milhões de visitas mensais, os números ainda denotam alguma diferença para o YouTube, mas continuam aumentando de ano para ano.

Não será por acaso que o Dailymotion disponibiliza seu conteúdo em 18 línguas diferentes e tem seções específicas com conteúdos para diversos países e regiões.

Essa especificidade é um dos maiores atrativos de quem não procura apenas conteúdo generalista.

Seus usuários podem fazer as pesquisas através do uso de tags ou canais, sendo que o próprio Dailymotion oferece resultados com base em pesquisas parecidas.

Uma semelhança com o YouTube que poderá lhe interessar, é o fato de o Dailymotion também permitir monetizar o conteúdo de cada usuário.

É gratuito ter uma conta e fazer o upload de vídeos até 4 GB de tamanho e 60 minutos de duração, assim como é gratuito assistir a todo esse conteúdo.

Terá que aderir a um programa específico mas todas as instruções são claras. Tal como no YouTube, só fica realmente rentável tentar monetizar seu canal no Dailymotion se conseguir vários milhares de seguidores, pelo que se essa é sua opção, pense bem no conteúdo que vai criar e oferecer para que possa conquistar a atenção dos usuários.

Uma última vantagem do Dailymotion sobre o Youtube é o fato de ser mais permissivo no que toca a restrições de conteúdo devido a direitos de autor, dando alguma liberdade extra na criação de vídeos por parte de seus usuários, que muitas vezes encontram essa firme barreira no YouTube.