É suficiente ter um smartphone para fazer vídeos?

O celular está tão banalizado na sociedade atual que o mais difícil é encontrar alguém que não tenha um. E entre os menos antigos, ter um celular é o mesmo que dizer ter um smartphone e os smartphones vêm equipados com câmera fotográfica que permite também filmar. Tudo isso para dizer que uma cada vez maior parte da população tem na palma da mão a possibilidade de fazer seu próprio vídeo.

Uma câmera de filmar pode permitir melhor qualidade de imagem mas para isso o investimento tem que ser bem maior. Além disso, o celular é uma ferramente multiuso que cabe num bolso e pode ser útil em várias situações.

Mas será suficiente ter um celular para fazer vídeos?

Em primeiro lugar é necessário saber que tipo de vídeos se quer produzir. Existem muitos tipos de celulares e para garantir a boa qualidade da imagem e também uma maior oferta de ferramentas para edição do vídeo há que escolher com cuidado. É preciso dar atenção a detalhes como a qualidade das lentes, a capacidade de memória, a velocidade e o zoom da câmera. Isso tudo sem sair do orçamento antes estabelecido.

Depois há truques que pode usar para compensar algumas das lacunas do celular em relação às câmeras de filmar.

Antes de mais é fundamental recordar que o vídeo deve ser sempre feito com o celular na horizontal para que a imagem seja reproduzida nesse formato em outros equipamentos como os computadores.

Lembre-se que o celular é muito leve e por isso vai tremer se não estiver bem firme. Apoiar os braços ou utilizar um tripé pode ser a solução.

Finalmente, na hora de editar o vídeo, sugerimos que faça o upload para um site como o YouTube que fornece ferramentas mais avançadas do que aquelas que encontra em seu smartphone.

Leave a Reply