Os tutoriais são das melhores ferramentas de autoajuda que se podem encontrar online.

Um tutorial não é mais do que um vídeo em que é explicado como fazer algo. Pode parecer demasiado generalista quando descrito dessa forma mas a verdade é que alguns desses vídeos podem ser bem simples mas também bem eficazes.

É necessário ter em atenção que as redes sociais e os sites de vídeos são para muita gente uma fonte de rendimento e há quem não olhe a meios para conseguir algum lucro. Por isso mesmo há muitos tutoriais que acabam não passando de uma perda de tempo, tentando apenas atrair visitantes para os canais de vídeo para que seus autores ganhem algum dinheiro com a publicidade que existe nos mesmos.

Felizmente, com um pouquinho de paciência e prática é possível começar a detetar esse tipo de vídeo e perceber quais são aqueles que realmente interessam.

Existem diversos modelos de tutoriais de autoajuda. Tudo vai depender de suas necessidades, do tempo que pretende investir e do tipo de interação pretendido.

Um tutorial de autoajuda pode ser o prelúdio para uma relação profissional com o seu autor – por exemplo, na área do coaching, tem profissionais que disponibilizam tutoriais grátis que podem ser utilizados por qualquer um para seu benefício. Dessa forma o coach promove seu negócio e poderá atrair clientes que pretendam um trabalho mais aprofundado.

A maior parte, no entanto, dá as ferramentas necessárias para que possamos nós próprios fazer algo no imediato – a autoajuda, por definição.

Alguns dos tutoriais de autoajuda mais populares são os vídeos de relaxamento, oferecendo conteúdo que leva à reflexão e contemplação, talvez até à meditação, e técnicas para uma respiração mais calma e profunda, operando dessa forma um efeito imediato. Tais tutoriais podem ser o elemento essencial que nos permite retomar o controlo de nossas vidas, tantas vezes prisioneiras de preocupações e ansiedade.