Coaching é uma palavra inglesa que já está bem firmada no vocabulário de milhares de pessoas pelo mundo inteiro. E o Brasil não é exceção.

Mas o que é o coaching?

Coaching é a atividade praticada por um coach e um coach não é mais do que um treinador, ou um orientador, um conselheiro.

Quem procura um serviço de coaching é, quase sempre, alguém que está precisando de um empurrãozinho, maior ou menor, para dar um passo em frente em sua vida profissional, pessoal, emocional, ou em variadíssimas outras áreas.

Embora possa parecer que o coaching não é autoajuda, a verdade é que um bom coach vai proporcionar a seu cliente as ferramentas necessárias para poder continuar crescendo individualmente após o tempo em que trabalham juntos.

Com a facilidade de acesso à internet de que dispomos hoje em dia, o aparecimento de coaching online foi um passo natural. Existem milhares de pessoas exercendo essa atividade profissional em áreas tão diversas como o aconselhamento matrimonial, o life coaching (para orientações de vida mais ou menos específicas), coaching financeiro e até o coaching virado para a saúde e bem estar.

O coaching online tem uma enorme vantagem relativamente ao coaching presencial pois o número de escolhas é imenso e quem procura o serviço de um coach não fica restringido à sua área de residência ou trabalho, podendo utilizar o email ou Skype para a comunicação.

É claro que de entre todas as opções que surgem será necessário escolher bem para ter certeza de que vai trabalhar com um profissional capaz e eficiente.

Sempre que possível deverá procurar opiniões de outras pessoas que tenham usado os serviços de coaching que está pesquisando.

Uma grande parte dos profissionais de coaching oferece uma primeira conversa grátis, para que juntos possam analisar as necessidades e objetivos do cliente, e assim estabelecer uma boa relação inicial, dando também ao coach material suficiente para preparar seu trabalho com o cliente.